terça-feira, 1 de abril de 2008

Primeiro de Abril –Dia da Mentira

Escrito em 1°. De Abril de 2000

Quando somos crianças esperamos por todas as datas comemorativas com ansiedade.
Natal, Páscoa, o dia do aniversário, esse então, parecia que nunca chegava!
No meu tempo esperava até pelo primeiro de Abril.


Ficávamos meio apreensivos, talvez nem quiséssemos sair da cama, ou quem sabe do quarto que era um lugar seguro, evitando assim que nos fizessem de bobos.


Agora que somos adultos, esse é só mais primeiro dia do mês igualzinho a todos os outro onze.
Não tem mais nenhum outro significado, a não ser que seja o dia de pagar alguma conta, água, luz ou telefone, sem as quais não podemos viver.
Ou então, melhor, que seja o dia de receber, a aposentadoria, o aluguel, ou a pensão do ex-marido, o que quer que seja, que no final das contas será insuficiente e não vai chegar até primeiro dia do próximo mês.


Será que para as crianças do Século XXI, do mundo globalizado e informatizado, essa data tem algum significado especial como tinha para a minha geração?


Eu esperava pelo primeiro de abril, imaginação à solta, queimando os neurônios, criando mentiras para pregar no irmão, na empregada, na colega de sala, e até mesmo, (que audácia!) na professora.
Imagino que me achasse o gênio criador de mentiras.


Lembro principalmente quando nossa vítima era um adulto. Estava na nossa cara deslavada, no nosso jeito- sem -jeito que aquilo era uma mentira de primeiro de abril.
Sabem o mais? Analisando agora, percebo que nós é que éramos enganados pelos adultos que fingiam que acreditavam nas bobagens que estávamos contando.


Deve ser por essa razão que nos Estados Unidos o primeiro de abril é chamado de Fool’s Day, ou seja o dia do bobo.


Aliás, deveríamos ter nós também o nosso dia dos bobos.
Bobo, no sentido de ingênuo, inocente, de criança.
Nesse dia deixaríamos de lado as nossas preocupações de adultos tão sérios e importantes, e dedicaríamos o dia para a criança que ainda existe dentro de nós.


Poderíamos, por exemplo, neste dia, livrá-la da gravata, do salto alto, do celular, dos “tem que”, dos “agora não posso”, dos “a tal hora em ponto”. Levaríamos nossa criança ao passeio público, ao cinema, ao parque. Comprar pipoca, balas de goma, balão de gás, daqueles que escapavam da mão e iam embora deixando-nos inconsoláveis.

Poderíamos permanecer na cama por mais tempo com aquela sensação de ser poderoso e estar cabulando a aula.
Quem sabe dar-lhe um brigadeiro, uma maçã do amor, algodão doce. Deixá-la andar descalça e pisar em poça de água sem receio de ser castigada. Levá-la para brincar de pique, pular corda, andar de carrinho de rolimã.


E que tal se ao invés de uma vez por ano, uma vez por mês déssemos uma maior atenção a nossa criança interior?



Ou então se prestássemos atenção nela todos os momentos do dia? Porque que ao nos tornarmos adultos, seres responsáveis , cumpridores de nosso deveres, temos que esquecer definitivamente dela? De tudo que gostávamos na nossa infância?


O que impede que naquela reunião chata seja servida pipocas para todos os membros da diretoria? Porque não pedir licença, e tirar os sapatos e pisar com os pés descalços naquele carpê que parece tão macio.


Com certeza os problemas terão outra dimensão, não parecerão tão terriveis, e nós sem a menor sombra de dúvida pareceremos uns bobos aos olhos dos outros.


Bobos, mas muito mais felizes e leves.

5 comentários:

  1. ADOREI!!! Vamos adotar!
    E eu preguei uma mentira no Felipe!
    A Ana Luíza chegou em casa tentando me contar uma mentira, mais ou menos assim: "Sabe o que eu fiz na escola hoje? NADA! Primeiro de abril!" Assim, de um jato!!! Dá pra ver que ainda posso confiar nela... não sabe o que é mentir :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, vamos aproveitar mais este lado criança e falar mais sobre brincadeiras e doces na proxima vez...
    Bj
    PP

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    Acho q muitas pessoas não se dão conta da importância de se libertarem "dos compromissos", "das preocupações", nem q seja por um dia.Afinal todos nós temos um pouco de criança, somos um pouco criança.
    Abraço,
    Jobson.

    ResponderExcluir
  4. muito bom muitas pessoas não tem coragem de mentir eu não minto mas vou ter que mentir a eu sou gostoso............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... .... .... .... ....
    .... ....

    ResponderExcluir
  5. Jhoeliton, as teorias atuais dizem que as palavras são poderosas, fale todos os dias que você é gostoso, não só no primeiro de abril, se você acreditar nisso com certeza irá convencer muitas gatas...miau!!!

    ResponderExcluir

Tenho interesse em saber sua opinião sobre meus textos.
Afinal eu poderia estar caçando ratos, não é mesmo?